quinta-feira, 12 de julho de 2018

Curso Básico de Proteção Respiratória

Nos dias 07 a 09 de agosto, ocorrerá o curso “Básico de Proteção Respiratória”, no Centro Técnico Nacional (CTN), situado à rua Capote Valente, 710 - Jardim América - São Paulo - SP. Nos dias 07 e 08 de agosto, será das 09h às 17h e no dia 09, das 9h às 13h. O curso é oferecido aos profissionais de segurança e saúde no trabalho.
O intuito é divulgar informações sobre legislação brasileira sobre equipamentos de proteção individual, riscos respiratórios, características e limitações dos equipamentos de proteção respiratória. Bem como, critérios técnicos para seleção de um equipamento de proteção respiratória e conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória.
Os tópicos que serão abordados englobam as noções básicas da legislação brasileira sobre equipamentos de proteção individual; riscos respiratórios; classificação, características e limitações dos equipamentos de proteção respiratória; critérios técnicos para seleção de um equipamento de proteção respiratória; ensaio de vedação e verificação de vedação e conteúdo mínimo de um Programa de Proteção Respiratória.
A metodologia será por meio de aulas expositivas com o uso de datashow, vídeos e demonstração de equipamentos de proteção respiratória.

O pré-cadastro para participar da seleção iniciará no dia 12 de julho, às 14h. A seleção será feita pela coordenadora técnica do curso Silvia Helena de Araújo Nicolai. Silvia é doutora em química analítica; chefe do Serviço de Equipamentos e Segurança (SEs) e tem experiência de 13 anos em ensaios de equipamentos de proteção respiratória.
Além disso, representa a Fundacentro na Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por elaborar normas de proteção respiratória, uma das autoras da publicação “Programa de Proteção Respiratória” da Fundacentro.
A formação da turma se dará mediante aos seguintes critérios: área de formação do candidato e a aderência da profissão/formação com o tema do curso. Os alunos que não forem selecionados para a turma única serão alocados em lista de espera, conforme ordem estabelecida pela coordenadora.
Como taxa simbólica de inscrição serão arrecadados 02 (dois) pacotes de leite em pó, a serem entregues no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. Os leites serão doados para a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil. Favor verificar a data de validade dos alimentos a serem doados.
O candidato selecionado para participar que não comparecer ao curso, sem aviso prévio de desistência, não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.





Nenhum comentário:

Postar um comentário