terça-feira, 26 de junho de 2018

Grupo de Trabalho Interinstitucional realiza visitas técnicas nas serrarias de Ribas do Rio Pardo (MS)

Neste mês, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-24) realizou visitas técnicas nas serrarias de Ribas do Rio Pardo (MS) com o propósito de implantar ações voltadas para segurança e saúde dos trabalhadores.
O Getrin-24 é composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24); Fundacentro do Mato Grosso do Sul; Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul (SRTe/MS); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul (Cerest/MS) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Campo Grande.
Durante as visitas, o Grupo de Trabalho acompanhou como era a forma de organização do trabalho e vistoriaram as ferramentas de trabalho: equipamentos utilizados e máquinas. Este acompanhamento teve como finalidade propor recomendações técnicas para que o ambiente de trabalho passe por uma readequação e, assim, garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

As visitas foram possíveis porque as empresas viabilizaram no sentido de obterem informações educativas relacionadas à segurança e prevenção de acidentes e doenças no trabalho. De acordo com a Fundacentro/MS, estiveram presentes o chefe da regional, Hemerson Hortiz da Mota; o juiz do Trabalho e gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, doutor Márcio Alexandre da Silva, e os peritos em segurança do trabalho, Sandoval Lopes de Souza e Luiz Carlos Alves da Luz.
A Fundacentro/MS, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MS), observaram a importância de ministrar curso sobre as normas regulamentadoras. A capacitação foi realizada nas serrarias sobre as NR´s, sobretudo a NR-12 que trata de Máquinas e Equipamentos; NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e NR-6 - Equipamento de Proteção Individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário