quarta-feira, 30 de maio de 2018

Saúde e segurança do trabalhador serão discutidas no TRT/MS

Por que adoecemos no trabalho? É possível trabalhar sem adoecer? Qual nosso papel para criar ambientes de trabalho saudáveis? Essas são algumas perguntas feitas pelo médico do trabalho René Mendes, especialista em Saúde Pública, que estará em Campo Grande para o lançamento do "Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador".
Antes do lançamento, René Mendes ministrará a palestra "A crescente complexidade das questões de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e a necessidade de novas abordagens". A discussão é voltada para profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde, Segurança no Trabalho, Gestão de Pessoas, Administração e assessorias sindicais de trabalhadores. 
A palestra é de graça e será realizada no dia 20 de junho, no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, que organiza o evento juntamente com a Universidade Católica Dom Bosco, o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul (SRTE/MS), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul (Cerest MS) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Regional Campo Grande), com apoio da Vetorial Energética LTDA. O credenciamento começará às 18h30 e a abertura será às 19h. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundacentro em: http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/inscricao-no-evento/789

Referência e reflexão em saúde
O "Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador" é uma obra coletiva que reúne 522 autores do Brasil e de outros 24 países para falar sobre a relação de trabalho e a complexidade dos impactos sobre a saúde dos trabalhadores. O livro possui 1.236 verbetes temáticos, biográficos, institucionais e de relatos de casos históricos e emblemáticos. Entre os especialistas que contribuíram com o dicionário estão duas pesquisadoras de Campo Grande: a professora da UCDB, Liliana Magalhães Guimarães, que é mestra em Psicologia da Saúde e doutora em Saúde Mental; e a analista do INSS e mestra em Ciências e Tecnologias em Saúde, Lilian Lessa Varandas. 

"O Dicionário foi estruturado de acordo com seu subtítulo: Conceitos - Definições - História - Cultura. Ele busca ir além das normas, leis e definições técnicas legais, para estimular o autoconhecimento da nossa área, para conhecer nossas raízes, para demonstrar a complexidade da matéria e a necessidade de múltiplos e distintos olhares e abordagens", salienta René Mendes. O médico completa que a obra tem como proposta estimular a reflexão e o debate, servindo também como um patamar mais elevado de referência conceitual e instrumental, para defesa da vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. 

Sobre o palestrante e autor
René Mendes é médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, com quase 45 anos de experiência profissional, atuação no Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, Fundacentro e em organismos internacionais como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). É autor de livros nas áreas de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador e tem cerca de 200 trabalhos publicados na forma de artigos em periódicos, resumos em anais de congressos, teses de pós-graduação, capítulos de livros, autoria, edição ou organização de livros. 

Palestra e lançamento de livro 
Dia: 20 de junho 
Horário: 18h30
Local: TRT/MS
Endereço: Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208 - Parque dos Poderes  - Campo Grande - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário