quarta-feira, 9 de maio de 2018

Cristo Redentor ganha iluminação verde no final de abril

Após o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Canpat, em 25 de abril, no Rio de Janeiro/RJ, o Cristo Redentor ganhou iluminação em alusão ao Abril Verde. Para tanto, realizou-se um ato ecumênico. O ministro do Trabalho, Helton Yomura, o diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli, e o chefe da Fundacentro/RJ, André Pfeiffer estiveram presentes em ambos os eventos.
O Abril Verde é um movimento que nasceu por iniciativa de um técnico da Fundacentro do Paraná, Adir de Souza, e que vem ganhando vários parceiros como o Ministério do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, de diferentes regiões. O objetivo é levar a reflexão sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho a toda sociedade.
Nesse mesmo sentido, o Ministério do Trabalho retomou a Canpat, que foi instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971. Todas essas ações possibilitam a construção de uma cultura de prevenção voltada para a Segurança e Saúde no Trabalho - SST.
Na capital carioca, a Canpat foi lançada pelo Ministério do Trabalho, com o apoio da Fundacentro/RJ e do Sinfrerj (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado do Rio de Janeiro). Assim se abordou o tema “Transportes – Prevenindo Acidente e Doenças Ocupacionais”.

A Fundacentro também teve participação em outros eventos recentes. No dia 24 de abril, ocorreu o Fórum de Proteção Radiológica em Serviços de Saúde, realizado na OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil). O diretor Robson Spinelli falou sobre normas de radioproteção e dosimetria nos serviços de radiodiagnóstico.
No dia 26, aconteceu o Fórum Instalações Elétricas na Construção Civil – Novos Desafios, no auditório do Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro).
Na mesma data, Spinelli realizou a palestra “Aspectos técnicos da exposição humana aos campos eletromagnéticos de alta frequência – telefonia celular” no 2° Seminário de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho, realizado pelo TRT 1ª Região (Tribunal Regional do Trabalho) e pelo MPT (Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro).
Por fim, em 27 de abril, foi realizado o Seminário Segurança e Saúde na Indústria da Madeira no auditório da Superintendência Regional do Trabalho – SRT/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário