quarta-feira, 23 de maio de 2018

15 anos de Grupo Eco

No dia 02 de junho de 2018, o Grupo Eco completa quinze anos de existência em Pindamonhangaba. O Grupo de Apoio Psicológico iniciou suas atividades em 2003, no Ambulatório de Apoio Psicossocial (AAPS) e permanece, até hoje, contribuindo para a vida dos trabalhadores.
O nome Eco foi pensado a partir da palavra grega "oikos" que significa casa (o lugar onde se habita), pela razão da simplicidade de sua metodologia, que transformou a formalidade do consultório num ambiente familiar agradável, onde a participação de todos acontece de forma espontânea.
Idealizado e coordenado  pela psicóloga Márcia Regina da Silva, o Grupo Eco tem como objetivo, combater os transtornos mentais através da reflexão da realidade e sua influência nas reações emocionais. Trata-se de um trabalho preventivo de fundamental importância, pois, o intercâmbio  das experiencias existenciais, o relacionamento interpessoal somados às palestras educativas que direcionam os trabalhos, levam os participantes a dar outro significado à palavra problema. O ganho de auto-estima ajuda as pessoas a enfrentarem melhor as dificuldades, pois elas passam a confiar mais no seu potencial.  

Hoje, após quinze anos de seu início, estes encontros semanais continuam atraindo grande número de pessoas que, após se beneficiarem das salutares reflexões, transformam-se em agentes multiplicadores de saúde mental do trabalhador.
As reuniões do Grupo Eco acontecem todas as quintas-feiras, das 9h. às 11h. no Centro de Referência  Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Pindamonhangaba, situado à rua Laerte Machado Guimarães 590, bairro São Benedito.   

Márcia Regina da Silva é psicóloga do CEREST e especialista em Saúde Mental e Saúde Coletiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário