CEREST Pinda


Rua Laerte Machado Guimarães, 590 - São Benedito.
Pindamonhangaba/SP - CEP: 12.410-180
e-mail: crst@pindamonhangaba.sp.gov.br
Fone: (12) 3648-3809

  • O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Pindamonhangaba, CEREST Pinda, foi habilitado pela Portaria SAS/no. 653 de 19 de setembro de 2006, como uma necessidade de fortalecimento e ampliação da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador - RENAST, no Sistema Único de Saúde - SUS, conforme dispõe a Portaria GM/MS no. 2.437 de 7 de dezembro de 2005. De acordo com o Art. 4 § 1 desta Portaria, o CEREST tem por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício, e do tipo de inserção no mercado de trabalho.
  • Além de Pindamonhangaba, município sede, o CEREST Pinda é referência para os municípios de:
    1. Campos do Jordão
    2. São Bento do Sapucaí
    3. São Luiz do Paraitinga
    4. Taubaté
    5. Tremembé
    6. Lagoinha
    7. Santo Antônio do Pinhal
    8. Redenção da Serra
    9. Natividade da Serra
  • Em Pinda, o CEREST, embora regional, faz parte da Secretaria de Saúde e Assistência Social, como pode ser visualizado no organograma abaixo:


  • Qualquer trabalhador, portador ou com suspeita de alguma doença ocupacional, ou ainda vítima de acidente de trabalho, pode procurar auxílio dos profissionais do CEREST. Eles são aptos a prestar esclarecimentos sobre questões trabalhistas, previdenciárias e segurança no ambiente de trabalho. Se o trabalhador em questão pertencer à área de abrangência, receberá as primeiras orientações e será encaminhado para os responsáveis da Vigilância Sanitária e/ou Vigilância Epidemiológica de seu município.
  • Para ser atendido, basta que o trabalhador traga os seguintes documentos:
    1. RG;
    2. Cartão SUS;
    3. Carteira de Trabalho (se for registrado);
    4. Atestados médicos, exames e outros documentos se for conveniente ao caso em questão.