quarta-feira, 13 de junho de 2018

Workshop sobre cultura prevencionista no Brasil no DF

Na terça (05), aconteceu um workshop sobre cultura prevencionista no Brasil, promovido pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços e Especializadas em Bombeiro Civil do Distrito Federal (Sepebc-DF), com apoio da Fecomércio-DF. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Senac e teve como objetivo principal promover um debate sobre os grandes incêndios no Brasil e legislação correlata.
A mesa do workshop foi composta pelo Presidente do Sepebc-DF, José Evanio Bernardo dos Santos, pela Diretora Administrativa do Sepebc-DF, Ludmila Mesquita, pelo Chefe do Centro Regional da Fundacentro no Distrito Federal, Dionísio Leone Lamera, pelo Bombeiro Civil e professor do Senac-DF, Fábio Vasconcelos, e pelo Delegado e Vice-Presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, Luciano Soares Leiro.
Em sua palestra, Fábio Vasconcelos falou sobre o mercado de prevenção de incêndio, sobre controle de pânico e acidente, e sobre a importância de todos os profissionais que atuam na área saberem o que é o levantamento de risco.
Luciano Soares falou sobre combate à corrupção no Brasil, dando ênfase à importância da cultura da prevenção. Ele apresentou, por meio de vídeo, o trabalho da Policia Federal em todo o Brasil, destacando a importância da integração de todas as corporações para a realização de qualquer atividade.

O Chefe do Centro da Regional da Fundacentro no Distrito Federal, Dionísio Lamera, falou sobre leis, normas e instruções técnicas prevencionistas no Brasil, entre as quais podemos destacar a Lei Federal 13.425/17, que estabelece diretrizes sobre prevenção e combate a incêndio, e a NR-23 do Ministério do Trabalho, que trata de proteção contra incêndios. Dionísio Falou também sobre a Norma Técnica nº 01/2016-CBMDF – Medidas de Segurança Contra Incêndios no DF, que estabelece as medidas de segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco no Distrito Federal, conforme suas ocupações e usos, atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Distrito Federal (RSIP-DF), aprovado pelo Decreto nº 21.361, de 20 de julho de 2000.
Além disso, Dionísio destacou que o Corpo de Bombeiros Militar e a ABNT possuem notório saber para desenvolver estudos e pesquisas sobre prevenção e combate a incêndio, e ressaltou o trabalho do Bombeiro Profissional Civil.
Por fim, Dionísio apresentou ações que estão sendo desenvolvidas pela Fundacentro-DF em prol da segurança e saúde no trabalho. Falou sobre a importância de incluir nas escolas, desde o ensino fundamental, a disciplina de segurança e saúde no trabalho, criando o conhecimento básico para que os futuros trabalhadores e empresários possam transmitir essa cultura prevencionista de geração a geração. Falou também sobre o papel dos profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, que têm a função de orientar trabalhadores e empresários a fim de preservar vidas humanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário