segunda-feira, 16 de abril de 2018

16 de abril - Dia Mundial da Voz

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Nesta data, vários países realizam campanhas e eventos no sentido de aumentar a conscientização pública sobre a importância da voz, os cuidados para preservá-la e alertar a população sobre os principais problemas vocais.
Manter hábitos vocais saudáveis ​​ como: não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas,  beber de 2 a 3 litros de água por dia, evitar tossir e pigarrear,  não falar alto e em ambiente com ruído competitivo, realizar repousos vocais periodicamente, evitar alimentos gelados, gordurosos ou muito condimentados, auxilia na prevenção de doenças do trato vocal. 
Pesquisas indicam que a voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa do nosso país e que o Brasil é o segundo país do ranking mundial em incidência de câncer de laringe e de outros doenças vocais.
Profissionais que utilizam uma voz como instrumento de trabalho devem manter cuidados específicos com relação aos hábitos de higiene vocal, manter um programa de aquecimento vocal antes do seu uso profissional, assim como exercícios de relaxamento laríngeo após o uso da voz.
Alguns sintomas como rouquidão persistente há mais de uma semana, perda de voz súbita, dor na garganta ou ardência, pigarros frequentes, dificuldade para engolir ou respirar devem servir como sinais de alerta e um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo deve ser procurado o mais breve possível.

Aretusa Monteiro - fonoaudióloga CEREST Regional de Pindamonhangaba.


Leia mais sobre voz em:
http://fonopinda.blogspot.com/2015/07/dicas-para-ter-uma-voz-de-qualidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário